× Home Sobre L i n h a  V i b e Lábios Olhos Pele Onde Encontrar Blog Contato

Efeito Matte: tendência da estação! (E no verão, por que não)?

Efeito Matte: tendência da estação! (E no verão, por que não)?

11 de abril de 2016 | Efeito Matte, Tendências

O clássico voltou com força total!

Você com certeza já ouviu falar e já experimentou o queridinho do momento: o Efeito Matte. A tendência das passarelas e das famosas ao redor do mundo conquistou as ruas e nossos corações. Ninguém quer saber de brilho nesse outono!

Mas você sabia que esse acabamento matte é um clássico do mundo das maquiagens? Lá nos anos 40 e 50, atrizes e modelos na Europa e Estados Unidos eram adeptas das cores vibrantes e intensas sem brilho em seus batons. E como o mundo dá voltas – e a moda também – cá estamos novamente com o efeito opaco do matte!

No Brasil, a tendência da boca com efeito sequinho veio com tudo nos looks de verões passados em uma cartela de tons pastéis que variavam entre nude, rosa e marrom. A partir daí, surgiram os vermelhos, azuis, pretos e por aí vai. Já as bases, pós e blushs de efeito mattizante surgiram um pouquinho depois, ganhando destaque pela cobertura aveludada que tira o brilho excessivo e uniformiza o tom de pele, além de colorir por muito mais tempo.

Batons Matte

A popularidade dos batons com efeito opaco se deve principalmente à sua durabilidade. Graças à sua textura seca, ele fica na boca por várias horas e dificilmente vai precisar de retoques durante seu uso. E por ser muito mais pigmentado do que os batons de base cremosa, essa versão apresenta cores muito mais vibrantes que dão aquele ar moderno para a produção.

Mas para ter a aplicação perfeita desse produto é preciso tomar alguns cuidados, porque o efeito seco ressalta pequenas imperfeições, como rachaduras e peles soltas. Então, hidrate bem os lábios!

  • Hidrate diariamente a pele dos lábios caso sua boca seja mais seca. Manteigas de cacau, esfoliação e lipbalms são essenciais para manter a pele lisinha;
  • Passe um corretivo do tom da sua pele em toda a extensão da boca, o que ajuda na fixação do produto;
  • Se seu batom for em bastão, você pode apostar na aplicação com um pincel chanfrado, que vai moderar a quantidade de produto. Para isso, comece das extremidades dos lábios e siga para o centro;
  • Cuidado com os cantinhos! Se eles estiverem muito úmidos, seque com um lencinho antes de aplicar.

Base Matte, Pó compacto e Blush 

Quem ama maquiagem já sabe que o calor, a umidade e o suor são grandes inimigos da produção perfeita, principalmente se sua pele é mais oleosa. E o brilho atrapalha – e muito – na hora de conseguir o acabamento aveludado de pele de pêssego. Por isso, os produtos na versão matte são tão adorados.

Eles evitam o brilho, principalmente na área “T”, dão aparência natural à make e duram mais do que os convencionais, além de serem mais pigmentados. Já sabe como usar?

  • Aplique a base matte sempre com pincéis próprios, com cerdas naturais macias. Isso impede que ele se acumule nos poros e crie ondulações na superfície de rosto;
  • Comece com pequenas quantidades da base para não pesar na make. Caso sinta necessidade de uma maior cobertura, aplique novamente com uma quantidade ainda menor do produto;
  • Pós e blushs matte devem ser aplicados com pincéis grandes e gordinhos, que vão espalhar melhor o produto na pele. Lembre-se: antes de aplicar, dê leves batidinhas no pincel para tirar os excessos!

Agora que você já sabe tudo sobre a maquiagem com efeito matte, que tal apostar nessa tendência para suas próximas makes? Vem com a gente! #MakeUpEmMovimento

 

Newsletter

Receba novidades, dicas de maquiagem, tutoriais e promoções quentinhas da ZANPHY.

zanphyoficial

Fique por dentro das nossas novidades! Siga-nos no Instagram!

Copyright ©2019 ZANPHY | Desenvolvido com por Defoco